AeC

Relacionamento com Responsabildade

Consultoria em TI

Setor Hospitalar Privado

Setor Hospitalar Privado

Parceria de sucesso com um grande hospital privado


Desafios de TI

Em 2008, a AeC iniciou uma parceria de sucesso com um grande hospital privado, convidando-o para desenvolver em conjunto ferramentas do software Hospitale, com o objetivo de torná-lo ainda mais aderente às necessidades da área de TI das grandes redes hospitalares. Como TI não faz parte do core business do hospital, o cliente tinha em seu parque tecnológico metodologias e ferramentas desatualizadas. A equipe de tecnologia da AeC, junto com os profissionais do Hospital, desenvolveram a “quatro” mãos um sistema robusto, customizado e com as melhores ferramentas e práticas para gestão hospitalar, todas já testadas. A partir deste profundo conhecimento do negócio do cliente, o Hospitale evoluiu para um produto de sucesso no mercado.

Projeto AeC

O projeto começou a ser desenvolvido a partir de módulos, inicialmente implantados na área de Suprimentos do hospital. O sistema foi crescendo, até chegar a 2010 já com total presença e integração de todas as unidades produtivas do cliente. Nesse período, foram feitas adequações de acordo com as necessidades do Hospital e auditorias. A AeC entregou uma solução rápida para o hospital, que atende o cliente de ponta a ponta, com controles que vão desde o agendamento do paciente, entrada no hospital, procedimentos e pagamentos (aos médicos ou via convênios).

Com a entrada de um parceiro competitivo como a AeC, que utiliza tecnologia de ponta em softwares e serviços, foram desenvolvidas soluções inovadoras – claro, com o suporte para operação da equipe interna técnica do Hospital. O sucesso no cliente foi tão grande que o Hospitale está sendo implementado também em outros hospitais que fazem parte da rede.

Principais soluções implementadas

O Hospitale foi aprimorado e desenvolvido sobre a plataforma Microsoft dotNet, única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Os acessos de usuários aos servidores desse cliente são via web (Internet Explorer) e todo código gerado para . Net pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework da plataforma. Esse produto da Microsoft tem uma metodologia interna muito segura de desenvolvimento, capaz de criar novas funcionalidades. Além disso, também foi utilizado o SQL Server, que tem velocidade muito grande para sistemas de grande porte. Outros sistemas como o Analytics e Report Server facilitaram o desenvolvimento de soluções que se adequam à necessidade do cliente, configurando um produto final altamente flexível para ser parametrizado.

Benefícios

 Foram melhorados sistemas, processos e até mesmo pessoas, que passaram a executar planejamentos adequados, com o mapeamento de eventuais problemas no sistema. O Hospitale permite que o administrador tenha ferramentas para tomar decisões, a partir de relatórios integrados. Como principais resultados, são geradas informações de forma mais rápida, com maior controle, confiabilidade e segurança.  Além disso, o Hospitale permite ainda uma gestão estratégica mais integrada do grupo como um todo, já que a ferramenta admite que dados de cada hospital sejam mensurados distintamente, pois tem perfil multiempresarial. A partir disso, é possível comparar, analisar e identificar as melhores práticas, procedimentos e negociações comerciais.

Como próximos passos, os servidores do hospital atendido devem migrar para um data center da AeC (DC Hospitale), que irá reunir dados de clientes da rede hospitalar. O acesso será feito via link dedicado ou VPN. Isso tem como vantagem principal para o cliente a redução de investimentos em infraestrutura, atualizações tecnológicas, backups, aumento de capacidade sem perda de performance, maior disponibilidade, redundância e maior segurança.

O que diz o cliente

“A contribuição da AeC para a gestão da TI foi muito importante para a instituição. A entrada da AeC através do Hospitale permitiu que a nossa equipe de TI voltasse mais para o negócio da instituição. Como benefícios, podemos enumerar vários aspectos, como melhoria de processos, otimização de recursos, redução de custos e o foco no paciente”.

Frederico Siuves G. de Souza, Gerente de TI do cliente