AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Uma cidade sem carros

Oslo se prepara para ser a primeira cidade do mundo sem automóveis

Foto: Divulgação


 

Considerada uma das 25 cidades com os índices de qualidade de vida mais altos do planeta, a capital da Noruega, Oslo, agora se prepara para dar mais um passo rumo ao que se pode chamar de “excelência sustentável urbana” - a cidade planeja proibir o uso de automóveis até 2019.

Em contrapartida, a cidade irá investir pesado no transporte via bicicletas, construindo cerca de 56 km de ciclovias.

Os benefícios são vários. Além de reduzir drasticamente os seus índices de poluição do ar – Oslo conta hoje com aproximadamente 350.000 veículos -, a população da cidade desfrutará de um grau maior de segurança nas ruas da cidade, bem como tenderá a adotar hábitos mais saudáveis.

Isso sem contar na eliminação do tráfego, na contribuição efetiva para o desaceleramento do aquecimento global e também em um possível aumento dos gastos em pequenos negócios, uma vez que, circulando de bicicleta, as pessoas terão mais tempo, e muito mais praticidade, para explorarem estabelecimentos comerciais de rua.

Mas Oslo não é a única cidade a ter uma meta assim. A capital da Espanha, Madri, por exemplo, pretende banir os automóveis até 2020, assim como outras cidades européis, porém com prazos maiores.

Evidentemente, toda medida drástica encontra grande resistência. Mas, com toda certeza, os benefícios dessa iniciativa serão imensos. E duradouros. Agora é torcer para que essa ideia chegue rápido ao Brasil.