AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Um ano sem lixo

Blogueira catarinense passou 2015 inteiro sem produzir resíduos

Foto: Divulgação

 

64 milhões de toneladas. Esse é um número tão gigantesco que não dá pra pensar algo para comparar. Parece um dado intangível, mas essa é a quantidade de lixo que o Brasil produziu só em 2012, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Cada habitante do país foi responsável, sozinho, por 383 quilos de lixo. Não é difícil perceber que estamos pegando pesado com a natureza.

Mas será que dá pra reduzir a quantidade de resíduos que produzimos individualmente? A designer catarinense Cristal Muniz quis provar que é possível, sim. Inspirada na experiência da blogueira americana Lauren Singer, do Trash is for Tossers, que está há dois anos sem produzir lixo, Cristal tem se esforçado em aplicar à realidade brasileira atitudes das mais sustentáveis possíveis – e registrar tudo em seu blog, Um Ano Sem Lixo

Certos hábitos podem parecer radicais demais para algumas pessoas, mas existem dicas simples que podem perfeitamente ser inseridas no dia a dia de qualquer um. Separamos algumas mudanças que a designer adotou na missão:

Eliminar embalagens descartáveis

Cristal usa sacolas de pano para fazer compras – inclusive para comprar pão, eliminando o saco de papel. Ela também prefere comprar alimentos a granel, que dispensam embalagem, levando seus próprios potinhos de vidro para a feira. Para produtos que não têm versões a granel, Cristal prefere aqueles com embalagens 100% recicláveis. Ela também carrega na bolsa guardanapos, talheres e copos para não usar versões descartáveis na rua.

Compostagem

A designer também procura aproveitar ao máximo os alimentos. Os restos que não podem ser consumidos não ficam sem serventia: pela técnica da compostagem, o que sobra da comida vira adubo para sua horta.

Produtos caseiros

Parte da missão é também reduzir a responsabilidade sobre rejeitos químicos. Por isso, muita coisa que a garota usa para limpeza é feito em casa, de forma natural. Bicarbonato misturado a óleo de coco dá uma boa pasta de dente natural. Já misturado com vinagre, é um ótimo desentupidor de pias.