AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

​Saúde a curto prazo

Conheça os riscos de emagrecer rápido demais

“Se preparar para o verão” pode ser uma oportunidade de aderir a hábitos mais saudáveis ou se tornar um grande risco. Muita gente entra numa neura enorme para perder alguns quilos e exibir o corpinho em trajes de banho, e nessa busca desenfreada, acaba deixando de lado a parte mais importante: a saúde. Conheça os riscos de entrar em dietas nada saudáveis e emagrecer rápido demais.

Efeito sanfona
Perder peso nem sempre significa emagrecer. Para quem realmente quer perder alguns quilos e não tem interesse em ganhá-los de volta, uma dieta de emagrecimento rápido é a pior das opções. Voltando aos hábitos normais, volta também o peso perdido.

Perda de massa muscular
Quando se fala em emagrecimento, pensamos sempre em perder gordura. Acontece que muitas dessas dietas “perca tantos quilos em poucos dias” restringem um certo grupo de alimentos e além de perder gordura, a pessoa perde músculos - o que pode causar fraqueza, tontura e desmaios, além de ser ruim para a manutenção do peso, já que quanto menos músculos, mais lento o metabolismo.

Desnutrição
Da mesma forma, a privação de certos nutrientes pode causar desnutrição, deixando o organismo carente de cálcio e ferro, por exemplo, o que pode levar a complicações futuras.