AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Como será a Terra em 2045?

Vídeo interativo mostra duas possibilidades de futuro bastante diferentes

Previsões nada animadoras sobre o futuro são notícia o tempo inteiro. Já sabemos do risco de, daqui a alguns anos, não existir mais água suficiente para todos, do aquecimento global, do desaparecimento de espécies. Mas, às vezes, essas ameaças não parecem tão reais assim. Talvez esse vídeo, criado por uma empresa que oferece serviços de poupança em prol de ações de sustentabilidade, possa ajudar a entender a dimensão do problema.

A versão original do material é interativa e pode ser vista nesse link. Movimentando o mouse para a direita e para a esquerda, é possível ver duas possibilidades de futuro em 2045: uma em que a humanidade conseguiu estabelecer equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade, e outra em que a destruição do meio ambiente fez do planeta um lugar bastante hostil.

O mais legal do vídeo é a forma como ele deixa bem clara a importância das escolhas que fazemos no presente: um futuro otimista é possível graças à criação de tecnologias voltadas para a preservação do meio ambiente, além de escolhas pessoais mais sustentáveis. Do contrário, um futuro pessimista é fruto de escolhas irresponsáveis, de quem produz e de quem consome.