AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Faz um coração novo para mim?

Impressão 3D de órgãos dá gigantesco salto

Foto: Divulgação


 

Quando o assunto é saúde, o futuro, ao que tudo indica, será um tempo maravilhoso para se viver. Do mapeamento genético à cura de várias doenças, passando pela evolução das pesquisas em células-tronco, os cientistas parecem estar empenhados na busca de soluções para uma vida cada vez mais saudável.

Um dos eixos mais impressionantes é, sem sombra de dúvidas, a impressão 3D de órgãos. E recentemente, uma empresa russa de bioimpressão chamada 3D Bioprinting Solutions anunciou resultados interessantíssimos em uma pesquisa envolvendo tireóides de rato.

O rato utilizado sofria de hipotireoidismo, que ocorre quando a glândula tireóide não produz hormônios suficientes. E sua substituição por uma glândula impressa produziu os mesmos resultados de uma tireóide considerada normal. De rato, claro.

Mas o próximo – e óbvio – passo é a impressão de uma tireóide humana. Atualmente, várias empresas pesquisam a impressão 3D de células e órgãos. E havendo sucesso, é bem provável que a história da humanidade ganhe um novo e surpreendente capítulo, em que problemas de saúde serão meramente uma coisa do passado. 

Vamos aguardar e torcer.