AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Uh-oh!

Relembre sons nostálgicos neste museu online

Foto: Divulgação

 

Há quanto tempo você não escuta aquele clássico chiado da conexão por internet discada? E um toque monofônico de celular? E quanto à trilha sonora daquele game antigo? Para salvar estes e outros sons da extinção eterna, um grupo de estudantes britânicos criou o “Museum of endangered sounds”, ou museu dos sons em perigo, em tradução livre.

Um dos criadores do site, Phil Hadad, contou em entrevista a uma revista online que a ideia surgiu enquanto ouvia um amigo digitar no teclado de um Blackberry, ruído que a tecnologia touchscreen eliminou do nosso dia a dia. Encucado com a revelação de que esses sons que ouvimos por tanto tempo vão desaparecendo à medida em que os aparelhos vão ganhando versões menos barulhentas, ele decidiu criar uma espécie de biblioteca online, para manter a memória sonora viva e acessível.

Além de efeitos sonoros nostálgicos, como o “uh-oh!” do ICQ, o museu guarda também aqueles ruídos eletrônicos que provavelmente muita gente nem se lembra mais, como o som de uma fita sendo rebobinada no aparelho de vídeo cassete. É garantia de viagem no tempo e aperto no coração com um clique!