AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Tem açúcar?

Aplicativo estimula empréstimos entre vizinhos

Foto: Divulgação

No mundo moderno, adquirir coisas é tarefa simples: uma variedade imensa de bens de consumo pode ser encontrada ali no supermercado da esquina ou mesmo sem sair de casa, em uma loja online. Talvez por isso, é fácil cair na tentação de comprar coisas que às vezes nem precisamos tanto, ou que vão ser usadas uma vez e acabar indo pro lixo.

Mas e se a gente pudesse trazer de volta pros centros urbanos aquele hábito antigo de pedir coisas emprestadas aos vizinhos? Foi pensando nisso que a estudante Camila Carvalho criou o “Tem açúcar?”, uma plataforma simples e simpática que funciona como uma rede social de empréstimos: basta se cadastrar e inserir seu endereço que o aplicativo te coloca em contato com moradores da sua região que também fazem parte da rede. Cada bairro precisa de, pelo menos, 13 participantes para começar a funcionar. 

Como funciona 
Precisando de um martelo pra pendurar aquele quadro que está parado há um tempão? Um utensílio de cozinha pra fazer aquele prato especial? Basta fazer o pedido, que é enviado por e-mail para seus vizinhos. A iniciativa também é uma boa forma de colocar de volta em uso aquela bicicleta ergométrica que você usou por uma semana e que hoje em dia só serve de cabide. A idéia é tendência no mundo afora: aplicativos semelhantes, como o StreetBank e o Perby são sucesso internacionalmente.

A natureza agradece
Além de despertar um sentimento de comunidade que muitas vezes foi perdido, o hábito do empréstimo é super bacana para o meio ambiente: quando compramos menos, estamos ajudando a reduzir os impactos da extração de matéria prima, produção, transporte e descarte de objetos, que já há muito tempo extrapolam a capacidade do nosso planeta.