AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Otimismo sim, ingenuidade não

Veja os perigos de ver as coisas sempre pelo lado positivo

Foto: Divulgação

Existe aquela filosofia famosa que diz que “Com pensamento positivo, tudo dará certo”. Será mesmo que ser bastante otimista é um segredo para o sucesso? De acordo com um artigo publicado pelo educador financeiro Conrado Navarro, um comportamento baseado da ideia de que “basta acreditar” pode ser a receita para frustrações futuras.

Para o economista, o otimismo é, sim, muito importante. Ter confiança de que as coisas vão dar certo aumenta a motivação, a auto estima e afasta certas atitudes destrutivas. De uma forma geral, otimistas se saem melhor nos momentos de adversidade. Mas isso não é tudo.

Com vocês, o realismo

Pensamentos positivos têm que vir acompanhados de pé no chão. Do contrário, a pessoa corre o risco de deixar de enxergar a realidade. Acreditar que as coisas vão dar certo não pode significar perder de vista os desafios do caminho, focando só o pote de ouro no final do arco-íris. É fundamental pensar, também, nos obstáculos e momentos ruins. Assim, a pessoa se torna mais preparada para enfrentá-los quando eles aparecerem.

Quando um planejamento e feito com foco no processo - seja de um novo negócio, uma atividade importante ou um investimento - as surpresas ruins do caminho também são previstas e, aí sim, o otimismo pode ser uma boa ferramenta para lidar com elas. Ser positivo ajuda a ver as coisas com mais clareza; ser ingênuo dificulta a compreensão da realidade.