AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Até onde vai a Inteligência Artificial?

Computador do Google vence jogo mais difícil do mundo

Foto: Divulgação

 

A inteligência artificial já conseguiu vencer grandes partidas de xadrez e de damas, provando que sua capacidade de previsão e processamento de possibilidades é realmente assombroso. Mas havia um jogo em que ela ainda não havia mostrado sua capacidade.

Trata-se do Go, jogo criado na China há mais de 2500 anos e tido como um dos mais difíceis e complexos do mundo devido à infinitude de variações possíveis – estima-se que existam mais movimentos nele do que o número de átomos no universo.

Mas aí o Google resolveu encarar a parada e desenvolveu um computador específico para esse desafio. O projeto, batizado de AlphaGo, levou anos para ser desenvolvido até ficar pronto no início deste ano. E o escolhido para desafiar a máquina foi o três vezes campeão mundial de Go, o também chinês Fan Hui.

E deu máquina. Para que isso acontecesse, como explicou o próprio Google, as redes neurais do AlphaGo foram treinadas em 30 milhões de movimentos de jogos disputados por humanos, até que ele começasse a prever os movimentos que os jogadores fossem fazer em tempos cada vez menores, ao mesmo tempo em que começasse a descobrir novas estratégias para suas jogadas.

Veja abaixo no vídeo como o AlphaGo realizou essa proeza.