AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Casa antiga, energia nova

Saiba como adaptar residências antigas às novas formas de geração de energia.


Foto: Divulgação

Se você é adepto das formas mais modernas e sustentáveis de geração de energia mas se apaixonou por uma casa construída no século passado, não se preocupe - existem diversas maneiras de fornecer algumas peças novas que não estavam na construção originalmente, para que sua casa tenha um sistema eficiente de geração de energia. 

Algumas casas antigas podem parecer bem cuidadas, mas utilizar maneiras bem antigas de consumo energético, o que pode até impactar muito diretamente na conta de energia, por exemplo. 

Um site britânico - Cast Iron Radiators 4u - fez um comparativo entre os custos para se aquecer uma casa moderna e uma casa no estilo da época vitoriana e, seja qual for o número de quartos e cômodos, o aquecimento nas casas modernas é quase a metade do preço. 

Faz bem até pro bolso

O custo da energia elétrica no Brasil tem aumentado, mas esse tipo de geração sustentável de energia faz o caminho inverso - a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) garante que quem produz energia renovável em casa pode ter desconto na conta de luz. Mas, nos resta saber como gerar esse tipo de energia em casa. 

Podem ser instalados micro ou minigeradores solares fotovoltaicos - pode parecer grego, mas nada mais é do que um sistema de geração elétrica de pequena potência, capaz de alimentar uma casa ou um prédio. Geralmente, são instalados sobre o telhado das construções - além de reduzir o risco de captar sombras feitas pela própria construção, ocupam uma área que não seria utilizada de outra forma. 

As vantagens não acabam por aí: você ainda pode utilizar a instalação elétrica da casa como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública. Mas, no caso de casas mais antigas, lembre-se de que esses sistemas são modulares - portanto, comece com um sistema de capacidade menor para, então, expandí-lo até que ele seja capaz de atender a demanda de energia de sua casa.