AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Comunicação é porta de entrada

Entenda por que a comunicação é peça chave para as corporações

Sabemos que hoje em dia, a comunicação é muito mais do que apenas a transmissão de uma mensagem - é, também, a construção de um ambiente comum entre dois lados, de modo a acrescentar e extraír informações entre eles. 

Na era digital, a comunicação tornou-se um dos aspectos principais na sociedade - tanto no lado pessoal, quanto na esfera profissional. As empresas valem-se cada vez mais de estratégias de comunicação para ampliar a base de clientes ou criar uma relação mais estreita com os que já fazem parte da comunidade. 

Uma empresa pode comunicar-se com seus clientes e público alvo de maneiras diversas, através de variados canais - porém, é indispensável a presença de um profissional da área para pensar bem no que será publicado e para gerenciar o processo de entrada e saída de informações na empresa.

O importante de profissionalizar essa comunicação é, principalmente, reconhecer que precisa-se planejar bem o conteúdo, já que este será publicado e levará o nome da empresa. A transparência de uma corporação em veículos comunicativos é, por exemplo, algo que agrega bastante valor à imagem do negócio. Por isso, hoje, a comunicação é vista como uma área estratégica dentro de uma organização. 

Atualmente, as formas mais usuais de se comunicar com o público são:

Mídias Sociais

Fotos: Divulgação

As redes sociais são, atualmente, quase uma extensão da personalidade das pessoas. Por isso, uma empresa engajada a produzir um conteúdo atrativo e rico para mídias sociais tende a ter um relacionamento mais amistoso com sua base de clientes, além de atraír outros possíveis consumidores. É a primeira oportunidade que se tem de mostrar o posicionamento da marca e os ideais da empresa. 

Assessoria de imprensa

A assessoria é a ligação entre a empresa e os meios de comunicação - isto é, é através do trabalho da acessoria que a marca consegue se posicionar de maneira eficaz perante o público, conquistando uma visibilidade positiva para a corporação. A assessoria é fundamental para fortalecer a imagem da empresa perante a sociedade e, principalmente, diante do mercado em que ela atua. 

Comunicação interna

A comunicação interna é responsável pelo diálogo vertical - entre diretores e CEO’s e seus subordinados - e também pelo vertical - entre funcionários de mesmo nível de subordinação. A importância disso é deixar todos os envolvidos na empresa a par do que acontece lá dentro - isso além de facilitar na fluidez de ideias em negociações, motiva e engaja mais o funcionário a fazer sempre o melhor para ajudar a empresa. 

Portanto, é fundamental que as empresas entendam a comunicação como parte principal do processo de construção e reafirmação da posição da marca diante da sociedade e do mercado em que ela está inserida. Além disso, alimenta uma relação mais próxima com clientes e funcionários.