AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Uma hora de pedal, vinte e quatro de energia

Bicicleta gera energia suficiente para um dia

Foto: Divulgação

 

Não é mistério para ninguém que grande parte da população mundial ainda não tem acesso a serviços fundamentais como saneamento básico, saúde, educação e energia elétrica. Só neste último, estima-se que nada menos que três bilhões de pessoas não possuem acesso a energia elétrica em suas casas.

Pensando nisso, o empreendedor indiano Manoj Bhargava, dentro de seu projeto Billions in Change, que pretende literalmente resolver os maiores problemas do mundo, desenvolveu uma bicicleta que utiliza a energia do corpo para gerar energia elétrica – a Free Electric.

A Free Electric é uma bicicleta estática capaz de gerar 24 horas de energia elétrica a partir de uma hora de pedaladas. Estas movem o volante do motor que, por sua vez, aciona um gerador que armazena a energia em uma bateria.

Tudo isso sem gerar poluição ou custo financeiro.

As bicicletas ainda não tem uma data certa para chegar ao mercado. Mas a meta inicial de Bhargava é distribuir cerca de 10 mil bicicletas na Índia, sua terra natal, que ainda carece de acesso pleno a energia elétrica.

Confira no vídeo abaixo.