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O corpo fala

4 sinais de que você precisa mudar urgentemente a sua alimentação


Foto: Divulgação

 

Com a rotina abarrotada de tarefas, quem nunca se viu refém de deliverys de pizza e comida chinesa para comer qualquer coisinha rápida sem ter que sair do trabalho? Sem contar as inúmeras xícaras de café pra te manter no pique o dia todo e biscoitinhos industrializados que são práticos e driblam a fome. 

É verdade que, momentaneamente, essas soluções resolvem o seu problema - mas, a longo prazo, o seu organismo pode sentir falta de uma alimentação balanceada que fornece os nutrientes fundamentais ao corpo. Confira 4 sinais de que você precisa melhorar sua alimentação: 

1- Você está cansado o tempo todo 

Se levantar para pegar um copo de água é um martírio pra você, fique atento - você pode estar com deficiência de algum nutriente. A anemia, por exemplo, é a queda de níveis de ferro no sangue - o mineral essencial para transporte de oxigênio no corpo. Por isso, um dos principais sintomas dessa desfunção é a fadiga. 

2- Você acha que tem sintomas de depressão

Uma possível explicação para isso pode ser a falta de carboidratos. Isso porque uma dieta com pouco ou nenhum carboidrato resulta em perda de peso, mas também provoca uma queda nos níveis de serotonina - neurotransmissor diretamente ligado ao humor. Mas, calma lá, a solução não é consumir um hambúrguer de fast food. Invista em “bons carboidratos”, como grãos e cereais integrais e frutas. 

3- Seu intestino é desajustado

As fibras são as grandes responsáveis por manter nosso intestino regulado - o excesso ou a falta delas causa um desequilíbrio na flora intestinal e, por isso, é importante dar atenção especial à elas. Elas estão presentes em vegetais crus, como couve e brócolis, aveia, frutas, leguminosas como lentilhas e ervilhas.

4- Seus cabelos estão caindo

Nutrientes como ferro, magnésio, cobre, vitamina E e proteínas são fundamentais tanto para a sua saúde, como para o seu cabelo. Se você notou que há uma queda recorrente dos fios, invista em alimentos ricos em proteínas, como ovos, iogurtes, carnes e nozes. As frutas são uma boa fonte de minerais. Sementes de abóbora, feijão, lentilhas e espinafre são ricos em ferro, também importante para a saúde do cabelo.