AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

AeC Acontece

Programa da AeC de orientação e acolhimento às futuras mamães completa três anos

Programa da AeC que acompanha gestantes de toda a empresa já cuidou de mais de mil futuras mamães

A AeC tem mais de 70% do seu quadro de colaboradores representado por mulheres. Lidar com a gravidez e todas as suas implicações na saúde, na vida pessoal e no trabalho é também uma responsabilidade da empresa que não só tem ciência dos cuidados especiais que este momento exige da mulher como promove uma série de iniciativas para ampará-la, contribuindo para que a gestação e a saúde das futuras mães e bebês sejam as melhores possíveis. Estas ações estão estruturadas no Programa Vida, criado em um cenário onde muitas gestantes, na maioria jovens, estavam sujeitas à falta de informação durante a gravidez, com risco de vida para ela e o filho. O programa tem como desafio apoiar o pré-natal, reduzir o número de internações e dar mais segurança e bem-estar às gestantes da AeC e suas famílias.

Implantado em abril de 2013, o Programa Vida é baseado na participação voluntária e tem como objetivo principal prestar apoio, acompanhar e orientar as colaboradoras durante a gravidez. Ele identifica e quantifica as gestantes da AeC, orientando-as em relação ao pré-natal, direitos e deveres ligados ao trabalho, procedimentos em relação à licença à maternidade e apoio no retorno à empresa. A AeC também isenta suas colaboradoras à coparticipação em consultas, desde que elas apresentem relatório médico ou ultrassonografia. Esta apresentação também garante às gestantes dias adicionais de licença, que podem chegar a dez. Como outro benefício, a AeC oferece palestras gratuitas durante o horário de trabalho e entrega às futuras mães o Kit Programa Vida, que contém uma bolsa para o bebê, um body e um porta-cartão personalizados com a logo da empresa. 

Ao participar do programa, a gestante recebe um cordão diferenciado no crachá, que a identifica como uma pessoa especial, que necessita de cuidados extras e atenção. Esta ação tem o objetivo de despertar maior acolhimento da grávida entre os colegas. A própria AeC, quando possível, modifica a estação de trabalho da gestante, deixando-a mais próxima aos banheiros. Na empresa, ela recebe também apoio dos profissionais de ambulatório, enfermagem e psicologia. Antes de retornar ao trabalho, as equipes do programa orientam as gestantes quanto à necessidade de mapear creches perto de casa e planejar os cuidados com o filho na sua ausência. A gestante é recebida, no retorno, pela equipe do Programa Vida, que verifica se as condições estão adequadas. 

No total, já passaram pelo programa cerca de 2.700 mulheres. Este programa de prevenção e promoção da saúde das gestantes tem forte impacto no clima da AeC: os colaboradores valorizam a iniciativa, que acolhe, orienta e garante o maior bem-estar das gestantes. A gestação torna-se mais natural e tranquila, assim como o retorno ao trabalho, que poderia ser cercado de incertezas. Hoje, o processo de reintegração da gestante ficou mais humanizado, pois a AeC contribui para que ela planeje a nova estrutura antecipadamente. Os impactos são somente positivos: a gestante, quando bem cuidada, reflete o compromisso da AeC com as pessoas, o que é motivo de orgulho e de pertencimento para os colaboradores. Além da positividade no clima em torno das gestantes, o Programa Vida também é uma importante estrutura para a família das colaboradoras.