AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Lavar roupa nunca mais!

Conheça a ideia das roupas que se lavam sozinhas

Foto: Divulgação

Estaria próximo o dia em que as máquinas de lavar roupa se tornarão objetos dispensáveis? Cientistas do Instituto de Tecnologia Royal Melbourne, na Austrália, descobriram um jeito eficiente e barato de produzir um tecido auto-lavável baseado na nanotecnologia - pedaços minúsculos de estruturas de metal são inseridos no tecido e são capazes de desintegrar matéria orgânica quando a roupa é exposta à luz direta. 

O resultado é uma nova maneira de limpar tecidos - sujeiras e manchas são profundamente removidas quando o tecido é colocado sob uma lâmpada ou exposto ao sol. O mais curioso é que, além de tudo, o processo não é nada demorado: tecidos usados nos testes demoraram pouco mais de 6 minutos para se limparem espontaneamente, de acordo Rajesh Ramanathan - pós-doutorando na escola de ciência do instituto Royal Melbourne. 

“A vantagem dos tecidos é que eles já possuem uma estrutura tridimensional, o que facilita na absorção de luz - o que é a grande responsável pela aceleração no processo de degradação de matéria orgânica”, afirma Ramanathan.

O processo, muito resumidamente, funciona assim: as nanopartículas presentes no tecido, quando expostas à luz, absorvem energia e criam “elétrons quentes” - essa excitação de elétrons gera uma espécie de explosão de energia, permitindo que as nanoestruturas destruam e removam a matéria orgânica presente no tecido. 

O cientista afirma que muitos testes ainda precisam ser feitos até que possamos jogar nossa máquina de lavar roupas fora - mas a próxima etapa é testar a eficiência da nova técnica em fluidos mais comuns, como massa de tomate ou vinho.