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A visão da evolução da tecnologia

O Acionista da AeC, Cássio Azevedo, fala sobre o impacto tecnológico na atuação das empresas B2B

Não é novidade para ninguém que a evolução tecnológica teve um avanço significativo nos últimos anos e a importância do conhecimento de todas essas novas ferramentas para a sua aplicação nos negócios é fundamental. Inicialmente, tínhamos uma tecnologia voltada para dentro da empresa, fazendo cálculos administrativos e contábeis, que levou a formação do Enterprise Resource Planing (ERP), o software de informação da empresa. Esse grau máximo de automatização e de tecnologia aplicada nas empresas aconteceu na virada do século XX para XXI. 

Já no novo milênio, a tecnologia das empresas mudou de posicionamento com o Costume Relationship Management (CRM). Esse novo software, em uma primeira análise, ajuda a entender melhor quem é o cliente e o que ele deseja, com o grande objetivo de saber dados da sua empresa fora dela. Com o apoio do CRM, as empresas puderam saber a quem atendiam, quais as principais dificuldades de seus clientes e até mesmo os elogios. Ele foi uma ferramenta fundamental para a empresa entender o seu posicionamento diante do mercado e quais as adaptações necessárias deveriam ser feitas para o melhor atendimento ao cliente e consequente crescimento da companhia. 

Como o desenvolvimento de novas tecnologias não para, hoje uma ferramenta muito utilizada é o Big Data, pois ele é capaz de armazenar uma quantidade imensa de dados e o cliente consegue, a partir disso, moldar esse conteúdo da forma que ele quer, bem personalizado. Comparativamente, no CRM era possível ter um overview e descobrir sempre o que a maioria dos clientes quer. Já o Big Data enxerga cada cliente como único e, a partir dali, a empresa pode buscar um atendimento quase que exclusivo para um melhor resultado.

Para conseguir mais assertividade nessas escolhas, é necessário que as lideranças sempre acompanhem as tendências do mercado e saibam utilizar tudo o que é oferecido. Hoje, quem acompanha fielmente o avanço da tecnologia consegue facilmente identificar o que é essencial e o que é desnecessário para o negócio, o que permite fazer esse desmembramento sem muita dificuldade, colocando na balança o que é realmente útil e o que é descartável. 

Desta forma, as lideranças brasileiras devem estar atentas e preparadas para a adoção das ferramentas e, mais do que isso, devem se fundir com o cliente, vestir a camisa dele para que com a utilização das tecnologias corretas ele tenha a melhor resposta possível. Essa deve ser a visão do líder do nosso mercado.

A AeC enxerga claramente cada fase dessas tecnologias e tem trabalhado incessantemente em aplicações e novidades que deixam a empresa cada vez mais atualizada quando o assunto é melhoria do atendimento. Entendemos que a tecnologia tem que ter sempre o foco de atender o cliente melhor, mais rápido e com a resposta que ele espera. Isso garante o nível do serviço e de satisfação. Exemplo disso é a grande novidade da AeC no mercado, o Robbyson. Ele é capaz de aplicar as ferramentas Big Data, Data Analytics, CRM e Algoritmos de Consumo em uma plataforma de autogestão de atendimento ao cliente.