AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Como a uberização está transformando o mundo

Fenômeno tem revolucionado vários mercados

Foto: Divulgação

Em qualquer discussão hoje em dia sobre economia e novos modelos de negócio, é praticamente certo que alguém falará em algum momento a palavra “uberização” para explicar o que está acontecendo com mercados que não mais se sustentam como antigamente.

E aí, quem não está atualizado com as últimas tendências, tende a perguntar: mas o que é a uberização?

Como o próprio nome indica, uberização vem do Uber, serviço que conecta pessoas a motoristas particulares por meio de um aplicativo para celulares e que tem causado bastante dores de cabeça aos motoristas de táxi em todas as cidades em que ele chega.

Uberizar é aplicar a mesma lógica do Uber a tudo quanto é nicho mercadológico. Isto é, unir oferta e demanda com agilidade e praticidade, dispensando o maior número possível de intermediários. 

E a uberização, ao menos no Brasil, parece que veio para ficar, tamanho é o número de novas empresas que estão adotando sua lógica. 

A startup Parafuzo, por exemplo, permite a contratação de diaristas de maneira rápida e segura em sua plataforma. A ChefEX, por sua vez, oferece o serviço de chefs de cozinha em sua própria casa, dispensando o restaurante. E a Easy Carros oferece serviços de lavagem, enceramento, troca de óleo, entre outros, disponíveis em oficinas e postos de gasolina, na própria garagem do cliente.