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4 perguntas a todo líder

Questões que figuras de liderança devem levantar para saberem se estão no caminho certo

Foto: Divulgação

Liderar uma equipe é uma tarefa bem mais complicada do que parece. Ser um líder não é só saber delegar tarefas ou ordenar funções - é preciso engajar seu time e inspirar as pessoas da sua equipe. Uma boa liderança é fundamental justamente para manter o grupo de funcionários alinhados e para reter talentos dentro da empresa.
Para saber se você está no caminho certo da liderança, selecionamos 5 perguntas importantes que todo líder deve fazer a si mesmo.

1- Eu consigo deixar claro os objetivos a serem alcançados e engajar a equipe a atingí-los?

Para que um trabalho seja desempenhado com prazer e entusiasmo, é preciso que as pessoas entendam o sentido real do que estão fazendo e, assim, terem a sensação de que estão fazendo parte de algo maior. Ninguém quer trabalhar de mau humor, sentado atrás de uma mesa só esperando a hora do final do expediente. 
Certifique-se de que você repete quantas vezes forem necessárias qual é o objetivo da empresa, quais são as metas e qual o caminho será percorrido para chegar até lá. Ser líder é ser capaz de manter as pessoas unidas e motivadas em prol de um objetivo comum. 

2- Eu realmente confio na minha equipe?

É importante montar um time de confiança para que você possa delegar as tarefas sem preocupações - mas, para que a equipe confie no gestor, é importante que o líder saiba designar trabalhos aos funcionários da maneira adequada, cobrando de forma assertiva e promovendo feedbacks. Para que um trabalho tenha resultado positivo, é crucial que você tenha uma equipe formada pelas pessoas certas executando as funções certas. 

3- Eu me sinto motivado por desafios?

Liderar é motivar a equipe e a si mesmo. Desafios surgem a todo instante e é preciso mais do que apenas estar preparado para lidar com eles - é necessário ter sede de enfrentá-los, todos os dias. 

O líder deve perceber em si mesmo os principais desafios externos e internos da organização da qual ele faz parte - depois de reconhecer o problema, é preciso estar disposto a resolvê-los da melhor maneira, para que o objetivo traçado seja alcançado o quanto antes. 

4- Minha equipe torce por mim?

 A liderança é uma prática que pressupõe relações humanas - e elas são mais fáceis quando há apoio, confiança e estima envolvidos. Um líder não consegue entregar resultados sozinho, ele precisa de sua equipe. É mais provável que os funcionários entreguem as tarefas no prazo e desempenhadas com mais boa vontade se a figura de liderança for querida dentro da empresa. 

Ser uma pessoa estimada na corporação não tem nenhuma relação com massagem de ego ou coisas do tipo - o mais importante de desenvolver uma boa relação com seu time é a maior facilidade que você terá de explorar o potencial de seus liderados.