AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Fim do plástico

Japoneses criam tecnologia que promete revolucionar as embalagens e substituir o plástico

Foto: Divulgação

 

Um grupo de designers do Japão criou um protótipo de um produto que pode mudar completamente a maneira como o mundo lida com embalagens.  O grupo AMAM Design batizou o projeto de “Agar Plasticity” (plasticidade ágar, em tradução livre) - a ideia é explorar o uso de uma substância gelatinosa derivada das algas marinhas chamada ágar como um material biodegradável que possa substituir o plástico convencional de embalagens. 

O grupo descobriu que ao ferver e desidratar alguns tipos de alga, é possível criar uma variedade de formas e texturas capazes de substituir o plástico filme, por exemplo. 
Mas a substância não é novidade - a ágar já é usada como uma alternativa vegana para a gelatina, por exemplo, e algumas outras aplicações médicas e científicas. Além de ser uma alternativa sustentável e biodegradável de plástico, quando entra em contato com o meio ambiente, a ágar pode inclusive ajudar nas propriedades de retenção de água do solo. 

“Antecipar a utilização efetiva e sustentável de recursos naturais tem se tornado cada vez mais indispensável. Por acreditarmos que materiais biodegradáveis substitutos ao plástico são necessários é que aproveitamos a oportunidade para tentar solucionar esse problema constantemente ignorado”, afirmam os japoneses integrantes do grupo AMAM Design.