AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

AeC Acontece

Como é o novo líder?

Afinal, quais são as características do líder que acompanha as novas gerações e as rápidas mudanças tecnológicas?

Em um mercado cada vez mais competitivo, repleto de mudanças tecnológicas em meio a novas gerações, a AeC acredita em pró-atividade, abertura para o diálogo e flexibilidade como características do novo líder. Uma figura mobilizadora capaz de gerar resultado envolvendo toda equipe e fazendo com que a cultura da empresa tenha fluidez em todas as hierarquias. O líder tem que ser criativo e incentivar suas equipes para contribuir com os processos e com os novos negócios.

As principais características deste profissional dependem da cultura da empresa. Mas as mais importantes e imprescindíveis a toda organização são visão estratégica; gerador de resultado; controle emocional; capacidade mobilizadora; relacionamento interpessoal; representar a cultura da empresa. O líder que tem um comportamento rígido, voltado para o antigo modelo mental hierarquizado, autoritário e que mantêm certo afastamento dos membros de sua equipe, gera grande individualismo e desmotivação. E isso não só para a equipe que ele lidera, como também para os pares, clientes fornecedores e etc. É essencial que ele entenda que ele representa a organização. Logo, tem que ser um exemplo reconhecido e respeitado.

Parte destas características vem da própria natureza do profissional, outra parte vem com toda carga de experiências vivenciadas e aprimoradas em seu crescimento interpessoal. No caso do desenvolvimento das competências, para que o efeito seja significativo, ele deve ser construído dividindo responsabilidades e papéis, considerando os compromissos do próprio indivíduo, do gestor (que possui muita proximidade) e da empresa.

Um dos caminhos mais eficientes para a contribuição da empresa no desenvolvimento do líder é o diálogo e os acordos e compromissos realizados entre o indivíduo, o gestor imediato e o RH. Numa segunda frente, que acontece simultaneamente, realizar investimentos com programas de desenvolvimento individual e corporativos. 

A AeC possui uma estratégia muito particular para alinhamento com a liderança. São promovidos diversos projetos e programas voltados para isto internamente sendo que três eventos se destacam:

  • Meta e Caminhos - Evento estratégico com finalidade ampla que considera: a integração, o alinhamento corporativo, apresentação dos resultados e desenvolvimento. Público: acionistas, presidente, diretores e gerentes). Acontece 4 vezes no ano;
  • Evento Estratégico – Momento com o Presidente que abre o ano e tem como finalidade registrar os compromissos do ano em exercício. Público: presidente, diretores e gerentes);
  • TOP Líder – Encontro estratégico que garante o alinhamento dos desafios do ano com as lideranças de ponta da empresa. É um desdobramento do Meta e Caminhos. Público:  Foi desenvolvido para os Coordenadores e Supervisores, mas tem a presença dos acionistas, presidente, diretores e gerentes).

A AeC acredita no poder de engajamento de seus líderes e fornece a todos as ferramentas ideias para que hajam em seu ambiente de trabalho a fim de propiciar o engajamento e para que seu time se sinta sempre apoiado.