AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

O segredo está no chip

A física quântica tem a resposta para o computador mais rápido do mundo

Imagem: D-Wave Systems Inc

Na disputa por disponibilizar o primeiro computador quântico comercial no mundo, a Google está na frente. No final de 2015, a empresa de tecnologia e a Nasa anunciaram que estavam colaborando no computador quântico D-Wave X2, que eles afirmam ser 100 milhões de vezes mais rápido que um computador com chip convencional.

No chip quântico, a unidade de medida utilizada é o qubit. A diferença dele em relação aos chips tradicionais é o modo como a informação é armazenada. Os códigos binários – constituídos por zeros e uns - se tornam uma única coisa no chip quântico. E assim é possível que o processamento de dados seja feito em uma velocidade assustadoramente superior. A dificuldade estava na dúvida sobre como utilizar essa tecnologia em computadores, mas esse problema parece já estar resolvido.

Por enquanto, o computador quântico da Google ainda está em fase experimental, mas a companhia afirma que em 2017 já terá produzido um chip quântico próprio. Na disputa pela linha de chegada também estão empresas como IBM, Microsoft e Amazon.