AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

O futuro é verde

Fundos de investimento sustentáveis ganham destaque

Imagem: CC0 Public Domain Pixabay

Quem disse que sustentabilidade não pode ser rentável? Ao observarmos o mercado financeiro, percebemos que os investimentos em empresas que buscam soluções para ajudar o meio ambiente estão em pleno crescimento. Essa tendência pode ser observada no âmbito internacional: em 2014, nos EUA, cerca de 6.6 trilhões de dólares do portfólio de investimentos foram direcionados a companhias que possuem estratégias relacionadas à sustentabilidade.

Aqui no Brasil, seguimos o mesmo rumo. O Ethical, fundo sustentável formado em 2001,  acumula um rendimento 20% superior ao da Ibovespa investindo apenas em ações de empresas que cuidam do mundo. Nesse contexto, ele soma um considerável patrimônio de 407 milhões de Reais.

Não é difícil entender o motivo do sucesso desses fundos de investimento verdes. Afinal, empresas que se preocupam em promover iniciativas que ajudam o meio ambiente têm mais chances de se manter relevantes no futuro. A população mundial está se tornando mais consciente sobre problemas ambientais e sustentabilidade é um tópico extremamente relevante na atualidade. Logo, o mercado financeiro acompanha essas tendências e companhias verdes ganham vantagem competitiva.