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Caminhos para soluções e inovações

Com colaboração e inovação, AeC promove evento para acompanhamento de resultados e estratégias

Grandes empresas têm um hábito em comum: iniciam o ano com uma grande reunião entre os gestores máximos da companhia, onde são apresentados os números, perspectivas e metas para serem alcançadas durante o ano. Ao final, é feito novamente um grande encontro com a equipe gestora e avaliado o que foi atingido e os contratempos.

Em um cenário completamente adverso, onde há uma novidade a cada dia em termos de política econômica, a AeC Centro de Contatos, terceira maior empresa de contact center do país, inovou. Todos os gestores da empresa passam dois dias submersos no mundo da empresa a cada três meses para avaliar todo o cenário, metas, perspectivas, o que foi ou será conquistado, o que não será alcançado e as formas para que o seja, além de possíveis mudanças de rota.

Essa prática já acontece na empresa há quatro anos e essa foi a forma mais adequada encontrada para manter o foco na conquista de novos clientes, melhoria constante no atendimento, motivação da equipe e ajustes na conduta de processos. No total, são 104 executivos que se reúnem nesse evento chamado “Metas e Caminhos”.

“É incrível como esses profissionais que participam gostam do evento e já se preparam durante o ano para não tirarem férias durante o período e nem marcarem viagens ou outros compromissos importantes que os impeçam de participar do Meta e Caminhos”, conta Soraia Lemos, gerente executiva de Recursos Humanos da AeC.

Segundo Soraia, o objetivo macro do encontro é mostrar que a AeC trabalha unida. Se um executivo está com problema para atingir uma meta, por exemplo, é feito um trabalho colaborativo com toda a equipe reunida para saber como cada um pode ajudar para que o objetivo daquele executivo seja alcançado. “Não são metas individuais. Cada um que atinge a sua meta está atuando para o bem de toda a empresa”, detalha Soraia. Em função dessa linha de pensamento, foi criada a hashtag  #estamosjuntos como uma forma de reforçar essa atitude. Hoje ela é usada constantemente dentro da empresa, nas publicações e veículos de comunicação interna e até mesmo nas cordinhas dos crachás dos gestores.

O formato do evento foi criado pelos sócios da AeC, ao lado dos executivos, e é totalmente customizado para a realidade AeC. Para Soraia, esse é um dos modelos de acompanhamento de resultados e estratégias mais modernos do mundo.

Tradição

A AeC tem atuação no sudeste e no nordeste do país, mas tem as suas raízes bem mineiras. Criada em Belo Horizonte, os executivos enxergam o “Meta e Caminhos” como uma oportunidade para que essa cultura da mineiridade fique bem exposta para todos os funcionários da companhia. O evento é todo executado para que tenha a cara da AeC e, ao mesmo tempo, mostra Minas Gerais para executivos de todo o país. Já aconteceram “Meta e Caminhos” em Tiradentes (MG), cidade tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade e também no Estádio Mineirão, símbolo do futebol mineiro e também tombado pelo Patrimônio Histórico, ao lado de todo o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

No evento desse trimestre, a mineiridade foi exposta dentro de um museu. O local escolhido foi o Museu Inimá de Paula e a opção tem tudo a ver com o tema do segundo “Meta e Caminhos” de 2015: Arte para passar o momento. “O que a gente quis mostrar é que vivemos uma crise, mas a arte nos mostra que várias crises já se sucederam na história mundial e que tudo passou. A arte nos ajuda a ver que tudo vai e volta. Vivemos um cenário econômico complicado, mas ele vai melhorar”, acredita Soraia.

Toda a estrutura do evento é montada para tornar o ambiente agradável e motivador para os participantes, desde a luz utilizada para as apresentações, até o conforto da poltrona. A equipe de eventos do departamento de Marketing da AeC trabalha incansavelmente sobre esse prisma para que o resultado seja o de motivar e fazer com os executivos esperem pelo próximo encontro. Também é realizada uma festa em todo o evento, para dar a oportunidade dos colaboradores de diferentes cidades se conhecerem. Muitas vezes, pelo tamanho da empresa que hoje conta com 35 mil funcionários, o contato entre eles é apenas virtual.

Laboratório de inovação

Para onde a empresa vai? O que pode ser inovador? Essas foram duas perguntas feitas no evento do primeiro trimestre de 2015 e estimularam os colaboradores a dar ideias que possam ser aproveitadas no futuro. Dentre os 104 participantes, 94 contribuíram com ideias novas e oito delas foram selecionadas. Durante o evento, foram montadas equipes para que eles apresentassem projetos que justificassem a implantação daquela ideia.

Assim que as oito selecionadas foram expostas, a plateia votou nas que mais achava atrativa, interessante e viável. Três foram escolhidas e a AeC está investindo nessas ideias para que elas sejam implantadas e os resultados mensurados. Uma quarta ideia acabou também por ser escolhida porque um dos sócios da empresa gostou tanto dela que resolveu investir também. 

As escolhidas foram a implantação de home-office para atendimento; a transformação do whatsapp em whatsac; uma loja conceito da AeC; e uma cooperativa de crédito da empresa. Durante o “Meta e Caminhos” do segundo trimestre, as equipes que tiveram investimento em suas ideias apresentaram e o status de cada uma delas.  “