AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Saúde

Brasileira revoluciona diagnóstico de câncer

Chip detecta 18 tipos de câncer em apenas 15 minutos

Imagem: Reprodução

O diagnóstico precoce do câncer é uma das peças-chave para o tratamento e a cura dessa que é uma das mais perigosas e fatais doenças que podem nos acometer. Porém, como identificar algo muitas vezes silencioso e discreto, cujos sintomas podem ser confundidos com tantas outras moléstias?

A biomédica e professora universitária brasileira Deborah Zanforlin tem a resposta. Ela acabou de desenvolver um chip que, por meio do exame de sangue, consegue detectar 18 tipos de câncer, bem antes dos mesmos aparecerem em exames de raio-X ou tomografias. E sem liberar radiação.

Além da rapidez, o dispositivo desenvolvido por Deborah é também prático. Ele é utilizado em um aparelho do tamanho de um laptop, o que favorece sua mobilidade, podendo ser levado para pessoas residentes em áreas remotas.

Batizado como ConquerX, o projeto encontra-se atualmente em fase de elaboração de relatórios para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim como para a Food and Drugs Administration (FDA), dos Estados Unidos. Uma vez aprovado pelas agências, o biossensor poderá ser utilizado em larga escala.