AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Era só o que faltava?

Conheça Fontus, a garrafa de água que se enche sozinha

Imagem: Divulgação

Você que acompanha o Portal AeC já deve estar acostumado. Toda semana aparece uma inovação diferente que faz a gente pensar: cuma? Pois bem: nesta semana temos outra para você. Sente o drama: inventaram uma garrafa de água que se enche sozinha.

É isso mesmo que você leu: uma garrafa de água que se enche sozinha. Batizada de Fontus, a invenção do designer austríaco Kristof Retezar captura a umidade de água presente na atmosfera e a converte em água potável. Ou seja, água de beber, camará.

A engenhoca é focada nos ciclistas, que precisam estar sempre hidratados em seus passeios. E ela funciona da seguinte maneira: com a bicicleta em movimento, uma câmara inferior recebe o ar em alta velocidade. O ar é esfriado em um dos lados e passa para uma câmara superior. Lá, sua velocidade é reduzida numa passagem onde o ar se condensa, deixando  gotinhas d'água que vão se juntando numa garrafa PET estrategicamente colocada embaixo.

Dependendo da umidade relativa do ar, bem como de outras condições climáticas, a Fontus é capaz de produzir até meio litro de água por hora. E isso não é pouco!

O projeto foi lançado para captação de recursos na plataforma de crowdfunding IndieGogo. A meta incial eram 30 mil dólares. Até o fechamento desta matéria, mais de 300 mil dólares já haviam sido arrecadados.