AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Horta Renovável

Frutas e verduras que você compra uma vez e planta sempre

Imagem: Pixabay

Ter uma pequena horta em casa, além de ser terapêutico, é sustentável e econômico. Quando acompanhamos de perto o processo de produção dos alimentos, nosso relacionamento com a comida se torna mais especial. Além disso, é a certeza de que eles serão livres dos temidos pesticidas utilizados em latifúndios. 

Algumas frutas e verduras são práticas de se plantar em casa, basta comprá-las uma vez e aprender a fazer a manutenção para continuar aproveitando os benefícios de sua pequena plantação. Ou, seja investir em uma horta pessoal é definitivamente um decisão inteligente, mas muitas pessoas não sabem por onde começar. Aqui indicamos alguns alimentos que você pode plantar a partir das sobras e sementes que costuma jogar fora: 

Gengibre
Escolha um gengibre com vários nós e plante-o em terra com o maior deles virado para cima. Ele deve ser cultivado em vasos ou jardins que não recebam luz solar direta. Fica pronto para colher de quatro a seis meses - é só puxar a planta inteira, incluindo as raízes, e depois replantar outro pedaço!

Aipo
Aipo é um dos alimentos mais fáceis de se cultivar a partir de sobras do próprio vegetal. Basta cortar a base do aipo e colocá-la em uma tigela com  água morna. Deixe o recipiente em contato direto com raios de sol e, em aproximadamente cinco dias, você verá as folhas se tornando mais grossas. Quando isso acontecer, você pode transferir a muda para um vaso com terra. 

Cebolinha, alho-poró e capim-limão
Corte o ramalhete das plantas na altura de dez centímetros acima da raiz. Em seguida, coloque-o em um copo cheio de água e próximo a uma janela ensolarada. Ele vai começar a crescer e você pode escolher plantá-lo ou continuar cultivando-o no copo.

Alho
Cultivar alho é extremamente simples. Você só precisa pegar um dente do alho que comprou no supermercado e plantá-lo com a raiz virada para baixo. Essa muda se desenvolve melhor sob o sol, por isso é ideal que durante o dia ela fique em um lugar exposto à luz. Uma vez que novos brotos surgirem, corte parte deles e a planta irá produzir um bulbo. Você pode usar esse bulbos para plantá-los novamente.