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Dê uma banana para a depressão

Comer bem ajuda a combater a depressão

Imagem: Creative Commons

Quem já teve - ou convive com quem tem – está careca de saber: depressão é coisa muito séria. Transtorno mental que afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o planeta (sendo 24 milhões só na América Latina), a depressão pode ser tratada/evitada de várias maneiras. 

Uma delas é justamente a alimentação. 

A alimentação não substitui nenhum dos tratamentos (medicamentos e terapia), mas pode ser uma forte aliada no combate à doença já instalada ou em sua prevenção. E tudo isso porque ela pode estimular o cérebro a produzir algo mágico chamado serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor que atua na geração da sensação de prazer e bem-estar em nosso cérebro. Ela é capaz, dentre outras coisas, de reduzir dores, diminuir o apetite e melhorar o sono. 

Legal, né?

Pois é. Só que o mais legal é que cada um de nós pode produzi-la por conta própria. Basta ingerir os alimentos certos que o nosso corpo faz o resto.

São eles:

  • Peixes e carnes magras
  • Leite, queijo e iorgurte desnatado
  • Mel
  • Ovos
  • Nozes, castanha-do-pará e amêndoas
  • Frutas como melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão
  • Pães e cereais integrais
  • Aveia e centeio