AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

5 dicas sobre gestão financeira para empreendedores

Coisas que todo empreendedor deve saber sobre gestão financeira

Imagem: Pixabay

Todo empreendedor sabe  importância de cuidar da saúde financeira de seu próprio negócio. Afinal, uma das coisas mais importantes para uma companhia é manter uma balança econômica favorável. Uma boa gestão das finanças permite ao empreendedor enxergar melhor o modo como a empresa está se desenvolvendo. Com essa clareza, ele ou ela tomará melhores decisões.

Apesar de parecer complicado, principalmente para donos de negócios que não têm um background em administração financeira, alguns direcionamentos básicos podem servir como guia nessa jornada. Separamos algumas dicas importantes:

Crie um caixa de reservas
Um dos aspectos negativos  de ser um empreendedor é que você não tem uma renda consistente, por isso, é necessário fazer uma poupança com economias. O ideal é que, de todo o dinheiro que a companhia faz por mês, você guarde pelo menos 5%. Assim, você poderá gerenciar situações de emergência ou eventuais baixas no caixa com mais tranquilidade.

Tenha controle desde o início
Uma das ferramentas mais importantes para esse controle inicial é o plano de negócios. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso. O método de plano de negócios para planejamento e organização financeira não é o único disponível, mas é o mais clássico. Nele, é possível ter o controle de todos os aspectos dos seus negócios para uma boa gestão financeira.

Diversifique
Isso pode parecer contra-produtivo, mas diversificar seus investimentos é uma ótima maneira de aumentar crescimento e criar um fundo extra para momentos de dificuldade. E se o seu mercado original secar, por exemplo? Você deve considerar outras maneiras de aumentar sua receita ao introduzir novos serviços e produtos.

Aprenda e seja dedicado
Acompanhar a rotina da empresa também é importante para a gestão financeira. Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado e, por isso, é importante o empresário verificar de perto o que acontece diariamente com seus negócios. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor.

Use a tecnologia a seu favor
Quando se é um empreendedor, você sempre tem mil coisas a resolver. Torne o gerenciamento financeiro mais fácil utilizando ferramentas inteligentes. Seja para estabelecer um orçamento ou decifrar taxas, você pode utilizar aplicativos como o Mint, o FreshBooks, o QuickBooks e o Expensify.