AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Moda que olha para frente

Veja por que a sustentabilidade tem se tornado um assunto essencial para a indústria fashion

Imagem: Pixabay

A ideia de moda sustentável tem se tornado um tópico quente porque a indústria fashion  é, cada vez mais,  alvo de críticas de movimentos verdes. Isso porque o advento das fast fashion (lojas que produzem roupas em escala massiva e preço inferior ao do mercado) afetou a logística do processo de trabalho que envolve o fazer de roupas. Além disso, a  indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo: são utilizados mais de 8000 componentes químicos para transformar matéria-prima em roupas finalizadas.

Se antes comprar uma peça de roupa era considerado algo especial, que acontecia apenas antes de eventos importantes, hoje se tornou banal. Isso porque o processo de produção da indústria da moda permitiu que novas condições de consumo surgissem. Essa mudança tem um preço que pode não pesar no seu bolso, mas afeta o meio ambiente e as pessoas que trabalham na base desse sistema. 

O que pode melhorar?
Pensando nesses problemas, algumas marcas têm feito um esforço em prol de uma moda mais sustentável. Transparência sobre a cadeia de fornecedores, design responsável, produção local e condições de trabalho éticas são passos fundamentais a serem tomados. É importante que a população como um todo fique mais consciente sobre a origem de suas roupas, assim, as empresas também se veem em um contexto que os leva a um caminho mais verde.