AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Cardápio orgânico que cabe no bolso

Veja como comprar produtos orgânicos por um preço mais em conta

Imagem:Pixabay

Você provavelmente já ouviu falar sobre a alimentação orgânica. Afinal, é fácil ver por aí conteúdo sobre como vegetais, verduras e legumes que são cultivados sem agrotóxicos têm inúmeros benefícios para o meio ambiente e para a nossa saúde, ajudando na prevenção de doenças e melhorando a qualidade de vida. Muitas pessoas, porém, não adotam a dieta orgânica por esses produtos terem preços acima da média, o que torna essa transição complicada. 

E é verdade: produtos orgânicos são mais caros porque são produzidos em escala reduzida. Mas, se a população se conscientizar e mais pessoas passarem a comprar mais deles, a tendência é que o preço diminua. Por enquanto, existem algumas maneiras de driblar esses reais a mais para ter uma dieta orgânica com um preço mais acessível. Veja como:

Compre no lugar correto

Hoje em dia, existem feiras e mercados ao ar livre de alimentos orgânicos e geralmente nesses lugares s produtos possuem um valor mais baixo, porque são comercializados diretamente do produtor. Essa relação direta com o produtor é garantia de um preço melhor. 

Compre na época certa

Compre alimentos da época, com isso, o preço é mais baixo. Além disso, vegetais de estação são mais saborosos e mais nutritivos. Assim você aproveita também para variar bastante sua alimentação.

Compre a granel

Esta é uma boa maneira de comprar só o necessário e, assim, economizar. Vale lembrar que, de acordo com a legislação orgânica no Brasil, todos os produtos orgânicos comercializados a granel devem trazer a identificação do seu fornecedor no respectivo espaço de exposição.

Faça planejamento de compras

Nunca vá à feira ou supermercado sem ter a mínima ideia do que vai comprar. Leve uma lista com tudo e com a quantidade do que precisa para aquela semana, por exemplo. Se possível, já vá com uma ideia em mente de quanto pretende gastar mais ou menos (tendo uma noção dos preços dos alimentos não fica tão difícil).