AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

A febre dos “Chatbots”

Bots que conversam via mensagens estão se popularizando no mundo tech

Imagem: Blog techcrunch/Divulgação

 

Você pode ter dezenas de aplicativos baixados em seu celular, mas os de troca de mensagens são com certeza os que você mais utiliza. Atualmente, a média de 2,5 bilhões de pessoas no mundo são usuárias de aplicativos de mensagens ao redor do mundo. Esse cenário é perfeito para que surja uma nova tendência: os chatbots.

Mas, afinal, o que são os chatbots? É simples, eles são programas automáticos que simulam conversas online com pessoas para responder mensagens e realizar tarefas. Apesar de já fazerem parte do cenário da tecnologia há um bom tempo, eles têm chamado muita atenção  ultimamente, uma vez que avanços no desenvolvimento de inteligência artificial fazem deles mais versáteis do que nunca. Um chatbot que você deve conhecer: a Siri, da Apple. 

No momento, existe uma corrida para desenvolver chatbots no vale do silício. Nesse primeiro semestre, Microsoft, Facebook e Google apresentaram suas estratégias relacionadas aos chatbots. Segundo seus planos, os robozinhos virtuais terão, em um futuro próximo, o potencial para possibilitar que usuários físicos se conectem com corporações e que empresas os utilizem para organização — marcando reuniões, por exemplo. 

Os chatbots que a indústria de tecnologia antecipa combina inteligência artificial com reconhecimento de voz que se baseia na maneira como seres humanos falam naturalmente. O objetivo é criar uma situação em que clientes sentem que eles estão se comunicando com outros humanos, e não um software extremamente inteligente.