AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

O líder de hoje

O sucesso em posições de comando requer novas maneiras de pensar

Imagem: Shutterstock

 

Já parou para pensar que a definição do que é “ser um líder” muda com o tempo? As aptidões necessárias para inspirar e articular pessoas dependem da época vivida e dos ideais que estão em vigor. Não muito tempo atrás os líderes eram aqueles que tinham o controle, e eram vistos como referência exatamente por seu grau de certeza. Ou seja, valorizava-se a estabilidade de previsibilidade.

Hoje em dia, porém, as coisas estão bem diferentes. Com a evolução dos meios de comunicação, as pessoas se tornaram mais bem informadas e críticas. Isso altera a dinâmica de relação com líderes porque eles já não são mais sinônimos de controle. Nesse panorama, afinal, como pessoas podem cumprir seu papel de liderança da melhor maneira possível?

Tenha espírito explorador 

Com informação vindo de vários lugares e o ritmo acelerado do mundo, estar atento ao que está acontecendo ao nosso redor é essencial. Um líder deve manter os olhos abertos para inovações e não ter apego a um estrutura —  afinal, ruptura é o que muitas vezes resulta nas melhores ideias. 

Entenda seu negócio como um sistema vivo

Os profissionais de uma empresa não são vistos mais como mera peças de uma engrenagem e sim como células de um organismo vivo. Ou seja, todos devem trabalhar em conexão e com um objetivo claro. As experiências combinadas de uma equipe geram novas ideias e soluções. Por isso, um líder deve reconhecer a importância das ações dos funcionários e estar aberto a diálogos sobre as decisões. 

Controle sai, autonomia entra 

Um líder deve ser capaz de estimular sua equipe a ter autonomia e assumir responsabilidades. No lugar de impor regras e vereditos, ele deve saber guiar conversas e inspirar as pessoas que o rodeiam. Dessa forma, os funcionários da empresas tomam consciência do papel que exercem no todo, e passam a  trazer uma visão crítica e propor mudanças baseadas em valores comuns.