AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

5 maneiras de praticar uma vida com menos desperdícios

Dicas simples para ter uma rotina mais sustentável

Imagem:Pixabay 

Aqui no Brasil, são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Essa quantidade enorme de material é depositada no meio ambiente e, em sua maior parte, dura centenas de anos até ser totalmente decomposta. Esses resíduos que se acumulam em lixões a céu aberto liberam gases que aceleram o efeito estufa ou terminam o trajeto em rios, prejudicando a fauna fluvial. 

O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros.   

Pensando nisso, é nossa parte enquanto cidadãos tentar amenizar nossa influência nesse processo de degradação do meio ambiente. Veja cinco dicas para produzir menos lixo em seu dia-a-dia:

Dê adeus às sacolas plásticas: Sacolas plásticas são distribuídas na maioria dos comércios ao redor do Brasil. É estimado que, no mundo, 2 milhões de sacolas plásticas são descartadas por minuto. Então essa é definitivamente uma prioridade quando pensamos em melhorar o cenário ambiental. A solução é simples: troque as sacolas de plástico por ecobags ou qualquer tipo de sacola reutilizável, é recomendável sempre ter uma dentro da bolsa. 

Preste atenção nas embalagem: Evite comprar produtos que vêm embalados individualmente. Imagine a quantidade de plástico totalmente desnecessária que é utilizada em apenas uma mercadoria. Sempre que possível, compre produtos que são vendidos em maiorias quantidades e em grandes embalagens.

Esqueça as garrafinhas de plástico: essas são outras “vilãs” muito conhecidas. Para evitar utilizá-las, tenha uma garrafa reutilizável que você sempre tenha ao seu alcance.

Reutilize: sempre estamos utilizando dezenas de embalagens dentro de casa, seja aquele pote de azeitona, patê, comidas em conserva. Reutilizar essas embalagens é uma ótima maneira de reduzir a quantidade de lixo que você produz, procure utilizá-las como pote de refil para outras mercadorias.

Compre reciclado: adquira produtos feitos com material reciclado e os utilize o máximo possível. Você sabia que 20 caixas de papel reciclado significam 17 árvores poupadas na natureza? Já é motivo suficiente para procurar as opções recicladas sempre que possível.