AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Saúde

A arte de caminhar e seus benefícios

Saiba o que andar regularmente pode fazer por você

Imagem: SofiaMorgado/ CreativeCommons

Caminhar não é propriamente um esporte. Mas é um dos exercícios mais fáceis de se praticar e com mais benefícios para o corpo e o cérebro dentre todos os que estão disponíveis por aí. 

Pensando nisso, o Portal AeC selecionou para você seis benefícios para você colocar um par de tênis nos pés e sair por aí. Confira.

Não custa nada

Sair andando por aí é um dos benefícios da liberdade de que todos dispomos. E que pode também ser considerado um grande investimento em saúde preventiva, muuuito mais barato do que gastar tubos de dinheiro em academias de malhação.

Ossos mais fortes

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, aqueles que caminham regularmente fortalecem seus ossos e, com isso, previnem fraturas, osteoporoses e ainda aumentam a resistência na síndrome contra a dor lombar.

Mais criatividade

Caminhar, de preferência em lugares favorece o aumento dos pensamentos convergente e divergente, fatores fundamentais para o raciocínio criativo. E tudo isso porque andar limpa a mente de todos aqueles pensamentos confusos que acumulamos em nosso dia a dia.

Menos confusão

Sabe quando você está com a cabeça cansada, mal conseguindo processar raciocínios simples? Pois bem. Caminhando regularmente, principalmente em áreas verdes, você descansa a cabeça ao ativar estados da mente como a reflexão e a contemplação.

Stress lá embaixo

Quando você caminha, é liberada pelo corpo a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, amenizando as tensões  e diminuindo a produção de cortisol, o hormônio responsável pelo estado de stress.

Concentração lá em cima

Pessoas que vão para trabalhar caminhando – assim como crianças que vão andando para a escola – possuem um nível maior de concentração do que aquelas que utilizam outros meios de transporte. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de East Anglia, do Reino Unido.