AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Qual é o futuro da realidade virtual

Veja as previsões sobre essa tecnologia que impressiona tanta gente

Imagem: Pixabay

Muito se especula sobre o futuro da realidade virtual e quais serão seus impactos no cenário tecnológico dos próximos anos. Explicamos a seguir quais são as principais previsões para a VR e por que elas podem revolucionar a sua qualidade de vida. 

Smartphones
Você não vive sem as utilidades do seu smartphone? A hipótese é que, cada vez mais, os dispositivos móveis incorporem a tecnologia de realidade virtual — ou seja, um ambiente virtual disponível a apenas algumas teclas de distância!

Por outro lado, isso implica em ter dispositivos móveis com um processamento gráfico capaz de rodar a realidade virtual, o que só será possível a partir da próxima geração de processadores.

Medicina
Na área da medicina, as principais vantagens da aplicação dessa tecnologia vêm com os simuladores, ou seja, recursos que recriam experiências da vida real de maneira bastante imersiva.
Por meio da realidade virtual, será possível capacitar médicos com simulações de intervenções cirúrgicas de alto nível de realismo, permitindo inclusive a manipulação de órgãos virtuais, manuseio do bisturi e navegação dentro do sistema anatômico do paciente.


Visualização de informações
Em um futuro próximo, informações abstratas ou de difícil compreensão serão facilmente acessadas e analisadas sem que você precise sair do seu quarto. Isso porque, com a tecnologia de realidade virtual, é possível transformar dados numéricos em ambientes imersivos mais compreensíveis e estimulantes para o usuário.

Em outras palavras, um repositório de pesquisa de uma instituição acadêmica pode muito bem ser transformado em uma biblioteca, em que todos os trabalhos publicados são folheados pessoalmente.