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AeC é vencedora do Prêmio Ouvidorias Brasil

Case Chame o Síndico foi avaliado quanto a desempenho, responsabilidade social, integração, governança e inovação

Imagem: b2bsm.com.br

A AeC - uma das maiores empresas de outsourcing do Brasil - é a vencedora do Ouvidorias Brasil 2016, premiação realizada pela Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente (ABRAREC) e que avalia organizações dos setores Público e Privado. A entrega da honraria será na segunda feira, 12/09, no Hotel Transamérica, em São Paulo. 

Foram selecionados 14 cases em todo o Brasil, divididos nas categorias Setor Privado e Setor Público. A AeC foi vencedora com o case Chame o Síndico, na categoria Setor Privado, apresentando resultados positivos em todos os critérios: desempenho, responsabilidade social, integração, governança e inovação. Esse projeto se destacou por conseguir solucionar acionamentos relativos à infraestrutura, RH, gestão administrativa e TI, transformando desafios em oportunidades na gestão interna da AeC.

Para dar certo, os 24 “síndicos” distribuídos pelas unidades da AeC em todo o Brasil se reúnem mensalmente com os demais colaboradores - os “condôminos”- para avaliar os indicadores da Ouvidoria. A partir dessa conversa, uma reunião com ouvidores busca oportunidades em cima dos dados coletados. Por ¬fim, os itens levantados são encaminhados aos setores responsáveis.

Resultados práticos incentivam participação

Os resultados desse formato de trabalho foram perceptíveis não só na redução dos acionamentos da Ouvidoria, como também na resposta eficaz dos chamados. “Percebemos maior velocidade no diagnóstico de oportunidades relacionadas à manutenção, limpeza, segurança e organização, assim como melhor comunicação entre as áreas de apoio e operação. Com o maior envolvimento de todos, foi possível antecipar diagnósticos para melhor solução dos problemas”, avalia o coordenador de RH e síndico na unidade de João Pessoa, Everton Fiúza.

Um exemplo prático do trabalho realizado foi a melhora na qualidade do lanche. A empresa decidiu incentivar os pro¬fissionais de gestão e coordenação a consumirem o lanche oferecido pela empresa e a acompanharem sua qualidade. Além disso, uma nutricionista foi contratada para fazer a gestão e renovação do cardápio. “O reconhecimento desta ação veio por meio de um elogios.”, detalha Mônica Figueiró, ouvidora da AeC.

Números significativos

Os números registrados devido às mudanças práticas são significativos e justificam a premiação. De janeiro a dezembro de 2015, os acionamentos críticos mensais na AeC foram reduzidos em 19%. Vale destacar que na área de infraestrutura, houve melhorias em sete das dez maiores causas de reclamações, como conservação do patrimônio, prestação de serviços e alimentação. Já, de janeiro a maio de 2016, o avanço foi ainda maior. Houve evolução em oito dos dez maiores pontos de reclamações desta área, como preço do lanche, atendimento da lanchonete e conservação dos sanitários. Além disso, no período houve redução de 20% nos acionamentos da Ouvidoria. “De forma geral, tivemos aumento de confiança e maturidade na relação com nossos stakeholders. O manifestante melhorou a forma como nos relata sua satisfação e insatisfação, gerando informação de melhor qualidade.”, observa Mônica.

Sobre a AeC

A AeC é uma das maiores empresas de outsourcing do Brasil, com 24 anos de mercado e cerca de 30 mil colaboradores trabalhando em 14 unidades espalhadas em nove cidades de seis estados do Brasil. Oferece serviços de contact center em todo o país, atendendo empresas de diversos segmentos como: telecomunicações, financeiro, governo e serviços de saúde, entre outros. A AeC também atua na área de Consultoria e Gestão, oferecendo serviços, soluções e produtos, Consultoria e Gerenciamento de Projetos, Outsourcing e Desenvolvimento de sistemas sob medida e criando soluções inovadoras, como a plataforma Robbyson, que possibilita a autogestão dos colaboradores de empresas dos mais diversos ramos. Neste ano de 2016, a AeC ganhou o título de Melhor Empresa de Serviços do Brasil pelo prêmio Anuário Época 360°.


A AeC também possui o braço AeC Saúde que atua especificamente nesse segmento, promovendo um conjunto de soluções para o setor, como gerenciamento, monitoramento e automação, para maior eficiência operacional, resultado e economia de custos e processos.