AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Para ficar de olho

5 indicadores de desempenho para medir seu sucesso


Imagem:Pixabay

Você já avalia os seus resultados por meio de indicadores de desempenho? Caso a resposta seja negativa, saiba que essa é a ação que pode estar faltando para que tenha pleno controle do seu negócio.

Basicamente, os indicadores de desempenho são métricas importantes para a empresa. Esses dados são usados não só para a realização do planejamento estratégico do negócio, como também são indispensáveis durante o monitoramento — afinal, é preciso bons parâmetros para avaliar cada atividade.

Para ajudá-lo, resolvemos trazer neste post uma lista com os 5 principais tipos de indicadores de desempenho. Confira!

Indicadores de produtividade

O primeiro grande grupo de indicadores de desempenho está relacionado à produtividade do negócio. Em outras palavras, eles têm uma relação direta com a forma como a empresa emprega seus recursos. Conceitos como eficiência e eficácia estão intimamente ligados a esses indicadores. Alguns exemplos de indicadores de produtividade são aqueles relacionados à produção hora/colaborador, hora/ máquina ou até o indicador de nível de serviço de entregas.

Indicadores financeiros

Esse tipo de indicador, por outro lado, tem como objetivo mensurar o capital da empresa ou os resultados obtidos com o negócio. São fundamentais, afinal, você precisa acompanhar esse tipo de indicador para verificar se o seu negócio está realmente crescendo de maneira sustentável.

Indicadores de qualidade

Esses indicadores são indispensáveis e complementares aos de produtividade. Algumas perguntas podem ser respondidas, tais como: houve desperdícios? A empresa está realmente atingindo o máximo de produtividade?

Indicadores de custos

Se os indicadores de qualidade são complementares aos indicadores de produtividade, os indicadores de custos podem ser avaliados em conjunto com os indicadores financeiros. Basicamente, a ideia desse tipo de indicador é definir, com clareza, quais foram os custos empregados em cada atividade.

Indicadores estratégicos

Por fim, temos os indicadores estratégicos. Esse tipo é definido com o objetivo de permitir ao avaliador fazer uma análise da situação atual em comparação à anterior. Em outras palavras, são estabelecidos durante o planejamento estratégico para que a empresa saiba se está seguindo o caminho certo ou se precisa corrigir seu rumo.