AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Tudo se transforma

Máquina converte dejetos em biogás

Imagem:Divulgação

E se os restos de alimentos e outros tipos de dejetos se transformassem em gás limpo de cozinha? Pois a empresa israelense HomeBiogas desenvolveu uma máquina que faz exatamente isso.

E que funciona da seguinte maneira: todo dejeto orgânico (carnes, peixes, gorduras, laticínios etc.) colocado na máquina entra em contato com bactérias que irão decompor o material e liberar o biogás.

A máquina, que é fácil de montar e instalar, funciona ainda sem eletricidade e produz por dia o equivalente a seis kw/h de energia e isso gás suficiente para cerca de três horas de cozinha. Como se não bastasse, seu subproduto pode ser utilizado como fertilizante líquido para as plantas.

A HomeBiogas ainda tem um preço meio salgado (custa $990 dólares), mas já é um indício do que veremos no futuro: o lixo se transformando em energia, solucionando dois dos maiores problemas das próximas décadas em uma só tacada.

Afinal, quem não se lembra de De Volta Para o Futuro 2, quando o cientista Doc Brown abastece seu carrro/máquina do tempo com uma casca de banana e um restinho de cerveja?