AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Da semente ao fruto

Dicas para transformar uma ideia em empreendimento

Imagem: Pixabay

Uma boa ideia é o primeiro passo para qualquer empreendimento de sucesso. E, às vezes, ela pode ser tudo que você precisa para dar o pontapé inicial na sua vontade de começar uma empresa. Aliás, não precisa ficar encucado com essa necessidade de um investimento milionário —  a verdade é que é possível fundar uma startup com uma ideia simples e de baixo investimento.

Veja abaixo uma lista com 5 dicas que podem ajudar a transformar uma simples ideia em um negócio lucrativo:

1.    Parta de uma ideia simples

Nem todas as empresas serão o Google – e não precisam ser. Aliás, nem o Google nasceu pensando que seria o que é hoje. Não é necessário reinventar a roda, e sim partir de uma ideia simples e que desperte o interesse das pessoas.

2.    Analise a concorrência para se diferenciar 

Descubra quem são seus concorrentes diretos e indiretos, estude os motivos do sucesso e do fracasso deles. Qual sua proposta de valor? Onde o cliente fica mais satisfeito e onde fica insatisfeito? Como você pode criar uma proposta de valor melhor ou que saia da concorrência direta?

3.    Aprenda o básico do adminstrativo-financeiro 

A parte administrativo-financeira costuma ser um ponto crítico para novos empreendedores. Nota fiscal, contabilidade, prestação de contas, impostos: tudo isso pode tomar muito tempo e dinheiro se não receber a atenção necessária.

4.  Não comece sozinho

É importante a presença de pelo menos um sócio. Tomar decisões sozinho é muito complicado, e o empreendedor precisa de alguém que o ajude a pensar e a executar o trabalho.

5. Esteja aberto a aprender

Ter uma empresa é aprender a todo instante: com o seu cliente, com o seu concorrente e com as pessoas ao seu redor. No início, a startup está em constante mudança e tem um ciclo de aprendizado muito rápido.