AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Saindo no molde!

Regras de empreendedorismo que você não precisa seguir à risca

Imagem: Pixabay

No mundo dos negócios, muitas regras são criadas para guiar o caminho de um empreendedor que quer fazer a diferença. Quem já trilhou o caminho até o sucesso, porém, sabe que algumas dessas diretrizes podem não valer para todo tipo de projeto.

Jim McKelvey é mais conhecido pela Square, startup de meios de pagamento móveis que ele fundou junto com Jack Dorsey, do Twitter. A empresa é hoje avaliada em mais de US$ 5 bilhões.  Ao longo de sua trajetória, ele conseguiu entender que, muitas dessas regras de ouro do empreendedorismo, não funcionam na prática exatamente do mesmo modo como são anunciadas.

●    Empreendedores não procuram oportunidades, resolvem problemas: de acordo McKelvey, as boas ideias para  empreendimentos costumam surgir de problemas que se apresentam em nosso cotidiano. Boas soluções para entraves do dia-a-dia costumam ser as mais bem sucedidas no mercado.

●    Trabalhar rápido é importante, mas saber o timing certo é mais ainda: a noção de que o mais rápido é sempre melhor não serve sempre no mundo da tecnologia. O Orkut fez sucesso por um tempo, mas foi o Facebook, pegando carona especialmente nos dispositivos móveis, que se tornou a rede social de maior alcance. Não tem a ver com ser o mais rápido, tem a ver com ter o timing.

●    Conheça grandes líderes, mas questione-os : tudo que um guru ou alguém bem sucedido aprende, é aprendido no contexto de uma época específica, de uma determinada empresa. E  às vezes, nem os melhores possuem as respostas. Além disso, o empreendedor também ressalta que na trajetória dos empreendedores a sorte tem seu devido papel.