AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Enquanto isso em 2030

Especialistas tentam prever o desenvolvimento da inteligência artificial

Imagem: Pixabay


 

A Inteligência Artificial é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores avanços tecnológicos da história da humanidade. Embora esteja ainda no começo, seus infinitos desdobramentos já podem ser previstos e, muitas vezes, temidos. 

Pensando nisso, um grupo de pensadores da indústria e da academia se reuniram para realizar um exercício de futurologia tentando prever como será o ano de 2030 se, até lá, a inteligência artificial continuar a se desenvolver da forma como está.

Formado pela Universidade de Stanfor e reunidos sob o nome AI100 – Estudo de Cem Anos sobre a Inteligência Artificial, o grupo chegou às seguintes conclusões em um relatório publicado recentemente. Confira.

Segurança pública

Com o objetivo de aumentar a segurança sem deixar de lado a liberdade e a dignidade humanas, viveremos em um mundo em que drones, câmeras com reconhecimento e softwares de análise de padrões criminais atuarão de maneira integrada com a atuação policial.

Transporte

Carros e caminhões autônomos (isto é, sem motoristas) serão onipresentes em nossas ruas e estradas alterando profunda e definitivamente a forma pela qual nos deslocamos. Além de, provavelmente, nossos céus serem infestados por drones de entregas.

Saúde

Médicos e pacientes contarão com dispotivos que irão monitorar a saúde do corpo 24 horas por dia e robôs já estarão aptos para realizar cirurgias complexas.

Robôs domésticos

Lembra da Rose, a empregada doméstica e robótica dos Jetsons? Pois então. É bem provável que a limpeza e a segurança de nossas casas fiquem a cargo de robôs altamente especializados.

Educação

Por meio de plataformas de processamento de linguagem natural, tudo indica que chegaremos à era da “instrução aumentada” – uma espécie de versão educacional da realidade aumentada.