AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Deixando um rastro de verde

4 dicas simples para diminuir sua pegada de carbono no meio ambiente

Imagem: Pixabay


 

Quem está atento ao noticiário sabe que os problemas causados pela poluição por excesso de dióxido carbono são um assunto recorrente. Uma das consequências dos altos níveis deste gás em nossa atmosfera é a drástica mudança climática que vem ocorrendo e causando transtornos mundo afora. Além disso, recentemente, uma pesquisa feita por cientistas suecos descobriu que o elevado índice CO2 pode influenciar diretamente no oceano, tornando a água do mar mais ácida.

Pode parecer impossível tomar alguma atitude para melhorar um cenário que parece caótico, com geleiras derretendo e biomas sendo gradualmente destruídos. Ainda assim, é importante que, mesmo em pequenas ações do cotidiano, nós estejamos atentos a maneiras de diminuir nossa pegada de carbono aqui na Terra. Veja como podemos ajudar:

1.Use transporte público ou transportes ativos

Como bem sabemos, um dos maiores responsáveis pela emissão de dióxido de carbono são os motores dos carros. Então, encontrar outras maneiras além do automóvel privado para a locomoção na cidade é uma das melhores formas de ajudar o meio ambiente. Utilize a linha de ônibus da sua cidade sempre que puder e, se for possível, adote meios de transporte ativos como as bicicletas. 

2. Ande com sua própria garrafa de água

Se você ainda compra aquelas garrafinhas de água na rua, essa é a hora de decidir parar.  Além do plástico utilizado na sua fabricação ser um dos maiores agentes poluentes do mundo, pense no caminho que essa água teve que percorrer para chegar até você. Um caminhão —  que provavelmente emite muitos gases nocivos  — teve de ser utilizado como meio de transporte. 

3.  Compre comida local

Assim como a água engarrafada, alimentos também têm que viajar muito quilômetros para chegar até você, principalmente se estão fora de época na sua região. Comprar comida local permite que você escolha alimentos que foram produzidos e transportados com o menor impacto possível ao meio ambiente.

4. Troque as lâmpadas de sua casa

As lâmpadas fluorescentes tradicionais costumam conter muitos materiais tóxicos, como o mercúrio. Já as lâmpadas de LED, além de serem livres de componentes nocivos, são 100% recicláveis e têm baixo consumo de energia elétrica.