AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

De volta à ativa

Dicas de como retornar à atividade física após sofrer uma lesão

 

Ter problemas com contusões ao realizar atividades físicas é algo muito frustrante. Para quem gosta de praticar esportes e ter uma vida ativa, o período afastado da rotina saudável pode ser um pesadelo. Porém, é importante tentar achar lados positivos em situações desafiadoras: entender o retorno à atividade física como um momento de superação é essencial nessa jornada. Confira algumas dicas para se fortalecer nesse processo de transição:

1. Procure ajuda especializada

Procurar um médico ortopedista é o primeiro passo quando alguma contusão acontecer na realização de exercícios físicos. Muitas pessoas tentam fazer um autodiagnóstico e, claro, acabam se enganando e não tratam a lesão da maneira correta.


2.Entenda o que aconteceu

Para que haja um planejamento no processo de recuperação, é necessário que você entenda realmente o que aconteceu com seu corpo. Esse conhecimento sobre a lesão irá ser primordial  para que você realize os cuidados necessários.


3. Tome todo o tempo necessário para a recuperação

Você provavelmente não gosta de ficar parado por muitos dias, então a vontade de dar uma corridinha de leve ou passar na academia vão ser recorrentes. Mas é importante que você fique em repouso até a recuperação total da lesão e  obedeça as recomendações dos médicos.


4. Volte com calma

Na hora do retorno, todo cuidado é pouco. Se antes você estava preparado para atividades que forçavam a região lesionada, agora é necessário ter atenção redobrada para  que todo o  empenho na recuperação não seja perdido.