AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

I.A na firma

Entenda como a Inteligência artificial vem ganhando espaço no meio corporativo

Imagem: Pixabay

Costumamos associar a ideia de Inteligência Artificial com um futuro distante, em que robôs são capazes de tomar decisões  de maneira autossuficiente, como humanos. Mas a verdade é que essa tecnologia já está presente hoje, em nossas vidas diárias, especialmente no ambiente de negócios.

Exemplo disso é que a inteligência artificial tem otimizado softwares de CRM (gestão de relacionamento com o cliente),  que costumam necessitar  de muita atuação humana para manter o sistema atualizado. Com a utilização da I.A, softwares como esse tornam-se capazes de realizar a maiorias das tarefas necessárias de maneira autônoma.

 Além disso, a I.A  tem sido utilizada como facilitadora no mercado financeiro, tornando operações como empréstimos hipotecários mais ágeis e eficientes. Em um futuro não tão distante, se você estiver avaliando uma propriedade no mercado e fizer uma visita que dure mais de 10 minutos, receberá uma mensagem do banco com uma proposta de empréstimo.

O que vem por aí 

Se você fica assustado com a ideia de inteligência artificial por toda parte, as previsões estão aqui para lhe tranquilizar. Especialistas dizem que, no futuro, o trabalhador não irá ser “substituído” por robôs, apenas terá seu trabalho facilitado por eles. Além disso, a tendência é que os fluxos de trabalho tornem-se mais fragmentados, o que pode até mesmo gerar mais empregos para humanos — que serão necessários na articulação entre esses fluxos.