AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

6 passos para uma empresa mais eficiente através do uso de dados

Entenda como analisar informação é essencial para otimizar seu empreendimento

Imagem: Pixabay

Nos dias de hoje, dados devem ser uma das principais preocupações de qualquer empresa. E isso é válido tanto para mega empresas multinacionais quanto pequenos negócios. A análise de dados pode oferecer insights que ajudam a responder perguntas como “Qual a melhor maneira de melhorar a satisfação do meu cliente?”, essenciais para o planejamento estratégico de seu negócio. Confira estes passos que podem ajudar nessa tarefa:

Comece com uma estratégia: Ao invés de começar pensando em quais dados irão ser úteis, você deve ter um trabalho cuidadoso analisando quais objetivos seu negócio pretende atingir. Ou seja, em primeiro lugar, defina suas metas estratégicas.

Identifique perguntas não respondidas: Entenda quais perguntas você precisa responder para atingir as metas estabelecidas. Ao entender exatamente o que você está procurando, é mais fácil manter o foco.

Encontre dados que irão lhe ajudar a encontrar as respostas: Foque em encontrar os dados que mais podem fazer a diferença para o seu negócio, aqueles que poderiam lhe ajudar a responder as perguntas mais importantes.

Identifique a quais dados você já tem acesso: Antes de fazer um esforço de coleta de dados,  cheque se você já  possui as informações em sua base de informações, mesmo que de uma forma não tão óbvia. 

Faça a coleta e análise de dados: Na fase da coleta de dados, é preciso que a empresa defina processos e sistemas. Talvez você precise comprar pacotes com dados já interpretados, que facilitam o trabalho mas, em geral, não querem dizer que a coleta de dados será dispensável. Depois, é necessário utilizar as informações recolhidas e transformá-las em respostas para as perguntas que foram decididas no plano estratégico.

Depois, o ciclo tem fim na implantação de ações que usam a análise de dados como base. Assim, você saberá que está tomando decisões com respaldo em números capazes de indicar o comportamento de seus clientes e prospecções comerciais.