AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Pra fazer a feira

Aplicativo Farmsquare incentiva consumo e compra consciente de alimentos

Imagem: Divulgação

Já parou para pensar que agricultores urbanos podem ser mais comuns do que você pensa? Existe muita gente que, na busca por uma alimentação saudável e orgânica, reserva um espaço em seus quintais ou varandas para algumas plantar mudas de ervas, verduras e frutos úteis ao cotidiano. Aliás, algumas pessoas produzem tanto que o excesso daria uma boa vendinha na feira do bairro. 

Foi  considerando isso que o apresentador Rodrigo Hilbert teve uma ideia: e se pudéssemos conectar quem procura alimentos frescos e orgânicos aos produtores que vivem na mesma cidade? Com esse plano em mente, ele foi atrás de desenvolvedores de apps, com quem criou o Farmsquare. 

Funciona assim: consumidores entram na plataforma e buscam por ofertas de alimentos produzidos por agricultores da sua região. Depois, basta negociar um preço amigável — às vezes sai até de graça! — , fechar o negócio e combinar o lugar de entrega. A solução tech acaba resolvendo tanto o problema de quem tem interesse em “fazer a feira” de um jeito mais sustentável quanto o de quem desperdiçaria o excedente de sua horta.