AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

O futuro é delas

2017 promete ser o ano das mulheres na tecnologia

Imagem: Pixabay

Estamos sempre tentando prever o futuro da tecnologia, imaginando robôs, aparelhos mobile de toda sorte ou o uso de realidade virtual. Uma aposta das organizações de todo o mundo, no entanto, está longe disso. 2017 promete ser o ano de virada para as mulheres na tecnologia, como empreendedoras, profissionais e investidoras da área.  

Após entrevistar cerca de 150 mulheres empreendedoras na tecnologia, a escritora britânica Danielle Newhmam - autora do livro “FemaleInnovatorsatWork” – destaca que os negócios fundados por mulheres possuem missão e visão muito fortes, e agora possuem um cenário propício para crescer. Fundos financeiros e redes exclusivamente femininas estão crescendo pelo mundo, apoiadas em sites de financiamento coletivo e comunidades virtuais. 

Além disso, iniciativas como os eventos Girls4Tech e TechnovationChallenge – voltados para meninas interessadas em tecnologia – já chegaram ao Brasil e têm o objetivo de estimulá-las a seguir profissões neste setor. Livros infantis como “Eugênia e os Robôs”, de Janaína Takitaka, “Mariana do Contra”, de Rose Sordi ou o projeto estadunidense “Good Night Stories for Rebel Girls” (Histórias de Dormir para Meninas Rebeldes, em tradução livre) também procuram novas formas de educar e empoderar mulheres. 

A inovação é tanto um caminho para a igualdade quanto as mulheres são peças essenciais na revolução tecnológica do ano que está por vir.