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Saia da academia com saúde!

Dicas do que você não deve fazer depois de malhar

Imagem: Shutterstock

Sabemos que exercício físico é uma coisa séria. É importante fazer um acompanhamento profissional, saber seus limites e criar bons hábitos. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que esses cuidados não acabam assim que você sai da academia.

Confira alguns dos erros mais comuns e saiba como evitá-los: 

1)    Pular o alongamento e ir direto para o sofá

Essa etapa é importantíssima para evitar dores no dia seguinte, possibilitar uma recuperação mais rápida e se manter longe de lesões. Continue praticando atividades leves, para manter o sangue circulando e ajudando seu corpo a se recuperar de todo aquele esforço. Respire fundo, caminhe um pouco e faça alguns alongamentos, assim você não cai direto no sofá. 

2)    Não tomar banho e continuar com as roupas do treino

Existem várias bactérias e fungos que adoram quando você faz isso! Mesmo que você nem tenha suado tanto, evite resfriados e infecções tomando logo um banho. Além de evitar que o suor seque no seu corpo, é importante vestir novas roupas e sapatos para promover uma boa circulação e apoio para seu corpo. 


3)    Ignorar refeições ou descontar na comida

Depois de fazer exercícios, é aconselhável fazer uma refeição após 15 ou 30 minutos. Para repor suas energias, prepare algo que inclua proteína e carboidratos. Nesse momento, os carboidratos de rápida absorção são seus amigos: eles repõem a energia em seus músculos. Mas seja leve e nada de se recompensar com uma cerveja! A hidratação é essencial no seu pós-treino.

4)    Continuar pegando pesado em casa

Aproveitar para fazer todas aquelas tarefas pesadas depois de malhar pode ser desastroso! Quando seus músculos já estão cansados, continuar subindo escadas, se agachando ou carregando peso pode lesioná-los. Se cair na cama não pode, sair para capinar um lote também não é uma boa ideia. Termine de se recuperar antes de passar para outras ocupações (mesmo que elas incluam o Netflix!). 

5)    Não saber descansar

Seu corpo ainda precisa se recompor! Dormir um número adequado de horas contribui para que seus músculos realmente se reconstruam. Para além de dar o tempo e o descanso que seu organismo merece, uma boa noite de sono também ajuda na obtenção de resultados. Tanto o ganho muscular e a perda de gordura precisam de um sono regular para acontecer.