AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

5 poderosas lições de Elon Musk

O líder mais admirado no mercado de tecnologia tem dicas que todo empreendedor deve saber

Imagem:TED.com

Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos, fundadores de startups responderam qual grande figura da área de tecnologia eles mais admiravam e a maioria escolheu o Elon Musk,  CEO da Tesla e SpaceX – superando pessoas como Mark Zuckerberg e Steve Jobs.  O empreendedor, que nasceu na África do Sul, mudou-se para o Canadá ao fazer 18 anos e, alguns anos depois, decidiu ir para os Estados Unidos. Ele começou um PhD em física aplicada e ciência de materiais na Universidade de Stanford, mas deixou  o curso depois de alguns dias para fundar sua empresa, tornando-se milionário aos 28 anos.

Veja 5 lições que Elon Musk pode ensinar para empreendedores:

A persistência paga

Para Musk, desistir nunca foi uma opção. Em suas palavras: “Persistência é importante. Não desista das coisas a não ser que você seja forçado”. 

Ao contratar, talento é mais importante que quantidade

Ele explica que é um erro contratar muitas pessoas para a realização de uma tarefa complicada porque números nunca compensarão a qualidade de uma pessoa capaz de encontrar a resposta certa rapidamente. 

Questione-se constantemente

Você deve pensar que uma pessoa tão bem sucedida não deve viver com muitas dúvidas em mente. Errado. Musk diz que uma das coisas mais importantes a se fazer é pensar em como melhorar seus projetos. Esse loop de feedback pessoal é essencial para que a engrenagem de ideias seja bem utilizada. 

Encontrar as perguntas certas é a parte mais difícil 

Na hora de pensar em um empreendimento, muitas pessoas acabam procurando por respostas, mas a verdade é que o segredo do sucesso está nas perguntas certas. Ao perceber quais questões são realmente relevantes e podem mudar algum paradigma, o resto do processo fica mais fácil. 

Foque no impacto dos seus sonho, não nas chances 

Uma preocupação comum para pessoas no mundo do empreendedorismo é pensar se seu sonho pode realmente tornar-se real e factível. Elon Musk acredita que esse não deve ser o foco, mas é claro que temos que lembrar que estamos falando da pessoa que quer colonizar Marte. Para ele, realizar sonhos só tem a ver com planejamento.